top of page
Buscar

ERAS É TEMA CENTRAL DA REUNIÃO CLÍNICA AMD – PRO GASTRO


O dia 21 de novembro foi marcado pela reunião clínica AMD – Pro Gastro, que abordou e discutiu profundamente o protocolo ERAS.


O encontro, que teve como palestrantes o professor doutor David Ferez (UNIFESP), o doutor Pedro Kuis Bertevello (Pro Gastro) e o doutor Mauricio Miranda Ribeiro (AMD), foi realizado em São Paulo.


Por que o protocolo ERAS é tão importante?


ERAS é um protocolo multitarefa de cuidados perioperatórios, desenvolvido para reduzir o tempo de recuperação e as complicações pós-operatórias de pacientes submetidos a cirurgias de grande porte: 30% a menos de tempo de cuidados e 50% menos complicações.


Desenvolvido pela Sociedade ERAS e testado e implementado em cerca de 40 hospitais de referência na Europa, esse protocolo se baseia em duas mudanças de paradigma na assistência perioperatória.


Primeiro, coloca práticas tradicionais sob novas perspectivas a fim de, quando necessário, substitui-las por melhores práticas baseadas em evidências.


Em segundo lugar, abrange todas as áreas do caminho do paciente pelo processo cirúrgico. Os pontos centrais do ERAS abordam os principais fatores que mantêm os pacientes no hospital após a cirurgia, como necessidade de analgesia parenteral e necessidade de administração de fluidos intravenosos secundários por disfunção do intestino e repouso causado ​​pela falta de mobilidade, ajudando a esclarecer sua interação ao afetar a recuperação do paciente.


Além disso, o ERAS fornece orientação a todos os envolvidos no cuidado perioperatório, ajudando-os a trabalhar como uma equipe bem coordenada para prestar o melhor atendimento ao paciente.

bottom of page