Buscar

QUAIS OS TIPOS DE ANESTESIA APLICADOS DURANTE O PARTO?


Existem dois muito utilizados: a peridural e a raquianestesia.


A primeira demora cerca de cinco minutos para fazer efeito e é aplicada entre a 3ª e a 4ª vértebras lombares da paciente, quando a agulha atinge o espaço peridural. O anestésico chega aos nervos que conduzem os impulsos de dor e bloqueia os canais de sódio das células que transmitem, por corrente elétrica, a mensagem dolorosa.


A segunda, por sua vez, tem efeito quase imediato , sendo injetado , mais comumente , entre a terceira e quarta vértebras da coluna lombar . O anestésico é inserido meio centímetro mais profundo do que é a peridural.


Como o resultado ,a raquianestesia dura cerca de duas horas . É comum que o anestesiologista aplique uma combinação dela com a peridural, conhecida como duplo bloqueio. Após realizar a raqui , é colocado um cateter no espaço peridural, pelo qual é aplicado o outro medicamento.


Ambos servem para qualquer tipo de parto, mas vale lembrar que os anestesiologistas adotam métodos diferentes para cada um: a analgesia em casos de parto normal e a anestesia para cesáreas. A analgesia promove o alívio da dor ,sem a perda sensitiva da mobilidade.


Aplicada em doses menores, causa maior conforto para que a parturiente consiga continuar o processo naturalmente, sem prejudicar a dilatação ou os impulsos da mãe para trazer o bebê ao mundo. Já a anestesia causa ausência total da dor, pois a grande quantidade de anestésicos injetada bloqueia todos os tipos de sensibilidade para que seja realizada a cirurgia.


A anestesia geral também é utilizada durante o parto, mas apenas em casos nos quais a peridural e a raquianestesia são contraindicadas. A aplicação ocorre em casos raros, como cesáreas emergenciais e quando há falha parcial de bloqueio espinhal.


Recomendamos às mamães uma consulta pré-anestésica, para tirar as dúvidas, conversar sobre antecedentes alérgicos e experiências anteriores, elegendo assim a melhor opção para a sua situação, especificamente, e dando maior tranquilidade e confiança para a futura realização do procedimento.

© 2020 Overall Agency